Notícias

Notícias

Confira as principais
publicações em
Notícias da Advocacia
Dias de Souza e do
mundo jurídico

23 de março 2023 às 10H25

STF – Plenário declara a inconstitucionalidade da multa isolada nos casos de compensação não homologada pela Receita Federal

Em 17/03/2023, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou o julgamento do RE 796.939 (Tema 736 da Repercussão Geral) e da ADI 4905, que trataram da constitucionalidade da multa isolada de 50% sobre o valor da compensação não homologada pela Receita Federal, prevista no 74, §17, da Lei 9.430/96.

De maneira unanime, a Corte se posicionou pela inconstitucionalidade da norma. No entendimento dos Relatores, Min. Edson Fachin e Gilmar Mendes, o indeferimento da compensação não pressupõe ato ilícito passível da penalidade pecuniária. Além disso, a aplicação da penalidade de ofício viola não apenas o direito de petição, mas o princípio do devido processo legal, ao desconsiderar a garantia constitucional das partes ao exercício do contraditório e da ampla defesa.

Embora o julgamento da inconstitucionalidade da norma tenha se dado à unanimidade, o Min. Alexandre de Moraes divergiu para possibilitar a responsabilização do contribuinte que abuse do direito de petição, mediante análise do caso concreto, à luz da ampla defesa. Quanto a esse ponto, no entanto, o Ministro restou-se vencido.

Assim, foi fixada a seguinte tese para o Tema 736/STF: “é inconstitucional a multa isolada prevista em lei para incidir diante da mera negativa de homologação de compensação tributária por não consistir em ato ilícito com aptidão para propiciar automática penalidade pecuniária”.

Últimos em Notícias